segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conheça os autores

O Workshop "A Jornada do Roteirista: Primeiros Passos", que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de agosto em Porto Alegre, abordará conceitos de três estudiosos de roteiro e construção narrativa: Syd Field, Christopher Vogler, e Joseph Campbell. Não é necessário ler os livros antes do curso, mas fica a dica para quem quiser se aprofundar no assunto.


Syd Field é considerado um dos maiores "script doctors" de Hollywood. Freqüentemente realiza workshops em universidades e é professor de Técnica de Roteiro no Sherwood Oaks Experimental College, em Hollywood, e no Art Center College of Design, em Pasadena. Consultor de roteiros para a produtora de filmes de Roland Jaffe e para a Tri-Star Pictures, colaborou com Alfonso Arau e Laura Esquivel em Como água para chocolate. Seu best-seller "Manual do Roteiro" foi escrito em 1979 e é utilizado em mais de 150 universidades americanas. Apesar do objetivo principal do livro ser ensinar a escrita de roteiros para cinema, as orientações - além servirem para roteiristas - são úteis para romancistas, contistas, escritores, etc., desde que saibam separar o que lhes será útil. A obra aborda aspectos essenciais na composição, tais como: o assunto sobre o qual escrever, a construção e criação de personagens, a escrita de finais e inícios e estruturação do roteiro da trama. Isso é feito com o auxílio de roteiros de alguns filmes famosos, com trechos de cenas para exemplificar cada passo a ser dado.

Christopher Vogler é roteirista de Hollywood. Trabalhou para os estúdios Disney, Fox 2000 Pictures, e para a Warner Bros. sempre nos departamentos de desenvolvimento de idéias. Também já foi professor da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, na Divisão de Animação e Artes Digitais, bem como na extensão da UCLA. Em 1989, Vogler redigiu e fez circular nos estúdios da Walt Disney um memorando interno intitulado "Guia Prático para o Herói de Mil Faces", no qual identificava um modelo específico de estrutura narrativa bem-sucedida para desenhos animados de longa-metragem e propunha aos roteiristas que se inspirassem nele para elaborar novas histórias que se tornassem sucesso de bilheteria. Na década seguinte, o memorando foi publicado como o livro "A Jornada do Escritor" e chamou a atenção dos roteiristas de Hollywood como uma fórmula rígida e garantida de fazer sucesso com desenhos longas na indústria cinematográfica. O texto, que ficou conhecido como "O Memorando de Vogler", tornou-se canônico em Hollywood e inspirou também outros roteiros, não só de desenhos de estúdios concorrentes (como "FormiguinhaZ"), mas inclusive filmes com atores (como a série Matrix). O livro e o memorando foram inspirados no trabalho de Joseph Campbell sobre o monomito - uma análise de mitos de diferentes culturas, imbuída de crítica à repetição industrial de fórmulas. Paradoxalmente, o teor crítico de Campbell foi apropriado por Vogler para desenvolver e reforçar a fórmula da estrutura narrativa industrial da Walt Disney.

Joseph Campbell é um dos nomes mais importantes para pesquisadores e autores de histórias. Pesquisador de mitologia e religião comparativa, desenvolveu um extenso trabalho que esclareceu e inspirou milhares de escritores em todo o mundo e influenciou profundamente obras como Star Wars e artistas comoFrancis Ford Coppola e Steven Spielberg. O livro "O Herói de Mil Faces" (1949) é referência obrigatória para qualquer roteirista, escritor ou diretor. Campbell desenvolveu a "Jornada do Herói", na qual afirma que todo mito, todas as parábolas e histórias em toda cultura giram em torno de um ciclo dividido em determinadas etapas. Ou seja, as mesmas histórias são contadas de outras maneiras para que as pessoas não percam a sua “humanidade”. Campbell também aborda as histórias no aspecto psicológico e simbólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário