segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Você sabe de onde eu venho

Leia a partir do próximo sábado 
uma história que poucos conhecem. 
Saiba como será aqui:


É noite de lua cheia sobre o Atlântico, na costa de Pernambuco, e a orquestra do Baependy, cargueiro do Lloyd Brasileiro, de 4.801 toneladas, toca Carinhoso no salão repleto de pares aos rodopios. Embalado pela música e pela visão da cantora Maria Rita, que se posiciona diante do microfone em frente à orquestra, o jovem Pedrinho, recrutado pelo irmão mais velho para o serviço de bordo, espia pela escotilha e percebe uma forma brilhante que se aproxima do navio, centímetros abaixo da superfície.

É 15 de agosto de 1942, e o Baependy estará em minutos no fundo do mar, na maior tragédia brasileira da II Guerra Mundial. O afundamento do cargueiro, a primeira de 33 embarcações de bandeira brasileira atingidas por torpedos de submarinos alemães, foi um dos fatores responsáveis pela entrada do Brasil na II Guerra Mundial. 

Esse episódio verídico, mas pouco conhecido, é o pano de fundo do primeiro capítulo do folhetim Você Sabe de Onde Eu Venho, que o escritor e diretor Tabajara Ruas publica em Zero Hora a partir do dia 14. Com 51 capítulos, a serem apresentados aos leitores todos os sábados ao longo deste ano, no Cultura, o folhetim acompanhará a trajetória de personagens fictícios e reais. A maior parte da ação transcorre durante a campanha da Itália, da qual o Brasil participou com os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Leia a seguir uma entrevista do autor sobre a obra:



Zero Hora – De onde vem o seu interesse pela história da FEB?
Tabajara Ruas – É quase um interesse da vida inteira. Eu sou de 1942, toda minha infância ouvi histórias da II Guerra contadas por meu pai, que trabalhava na Capitania dos Portos. Ele era prático do rio Uruguai e amava a Marinha. Boa parte da minha vida eu tive uma visão infantil e heroica da guerra. Depois, amadureci e pensei que essa guerra foi talvez o maior horror acontecido na história da Terra. Hoje, ainda perplexo, vou chegando à triste percepção de que os homens talvez gostem da guerra como de um brinquedo. Este folhetim é também uma tentativa de por em ordem essas ideias.

ZH – Seus personagens foram inspirados em figuras reais?
Tabajara – No folhetim haverá uma galeria de personagens reais e outra de personagens fictícios. Sem os personagens reais, famosos ou não, seria impossível escrever uma história verdadeira, sem a ficção seria impossível dar credibilidade ao real.

ZH – Escrever um folhetim é muito diferente de produzir um roteiro de cinema ou redigir um romance. O senhor pode resumir como é o seu processo de trabalho?
Tabajara – Um romance é um processo livre de criação, sem amarras e limites. A gente escreve quando quer, como quer e a narrativa vai ao sabor da invenção do escritor. Uma peça de teatro, um roteiro ou um folhetim obedecem procedimentos rígidos, submetidos a tempo e espaço. O folhetim terá 51 capítulos, com uma média de mil palavras por capítulo. Minha imaginação tem de se submeter a essas medidas. Mas não há o que lamentar. É um procedimento tão antigo e nobre quanto a própria literatura, desde os textos de Sófocles e Aristófanes na Grécia Antiga.

ZH – O senhor vive entre Porto Alegre e Florianópolis, onde, no ano passado, foi localizado um submarino alemão abatido pela aviação aliada. Episódios como esse serviram ou servem de inspiração?
Tabajara – A II Guerra está a todo momento aparecendo à nossa frente e, portanto, servindo de inspiração. Quando viajamos à Europa, em cada esquina de Paris, Roma ou Londres encontramos placas que informam que “aqui morreram em combate fulano e sicrano em defesa de nossa cidade”. No Brasil houve a Batalha do Litoral. Foram afundados mais de 30 navios brasileiros, de passageiros e de carga, por submarinos alemães. Um total de 957 mortos. Quando o país organizou sua Marinha e Aeronáutica para enfrentá-los, afundou 13 submarinos alemães e acabou com as operações dos nazistas no nosso litoral.

ZH – Passados quase 70 anos do final da II Guerra, muitos relatos ainda estão emergindo. Na sua opinião, o que falta contar? 
Tabajara – O maior enigma da guerra, para mim, continua sendo Adolf Hitler. Apesar das inúmeras e gigantescas biografias, é difícil entender como um maníaco com ideias toscas e desprezíveis, baseadas nos preconceitos mais baixos, pôde empolgar a nação de Goethe, Beethoven e Bach, e mais, quase toda a Europa, berço sofisticado da cultura ocidental e cristã. Quando os alemães romperam a Linha Maginot, Camus escreveu: o que tínhamos a opor-lhes? É claro que ele não se referia a armamentos, mas à moral e dignidade.

ZH – Um dos aspectos importantes da participação da FEB na campanha da Itália foi o contraste entre as relações raciais no interior da força brasileira e a segregação reinante no exército americano. Isso será abordado no folhetim? 
Tabajara – Sessenta anos atrás o Brasil já tinha algumas virtudes a oferecer ao mundo. Claro que havia racismo e preconceito no exército brasileiro, como de resto em toda a sociedade, mas havia a miscigenação, que é marca de nosso país. Os brasileiros lutaram incorporados ao exército americano. Os gringos aprenderam muito com o nosso convívio, e os brasileiros aprenderam muito com eles.

ZH – Qual foi a descoberta mais surpreendente do senhor na pesquisa preliminar para o folhetim?
Tabajara – Sem dúvida foi constatar o desconhecimento geral das pessoas sobre a participação do Brasil na II Guerra. Vencemos preconceitos, nosso profundo subdesenvolvimento, a ditadura de Vargas, as doenças crônicas, a falta de infraestrutura, o clima. Espero contar a história de maneira que os leitores tenham uma visão total da nossa aventura guerreira. Foi uma grande história de superação. A partir do capítulo 10 todos os personagens já estarão participando do folhetim e dando unidade à narrativa.

ZH – Tem expectativa de que esse folhetim possa ser vertido para o cinema?
Tabajara – É uma história muito longa e com muitos personagens para se transformar num filme. Leva mais jeito de série de TV. Mas estou pensando um roteiro, reunindo alguns episódios da trama, para fazer um filme com Leonardo Machado e Marcos Verza.

ZH – O senhor está trabalhando em outros projetos paralelamente ao folhetim?
Tabajara – Em fevereiro e março sairão dois livros novos. O segundo volume da trilogia infanto-juvenil Diogo e Diana, A Trilha da Lua Cheia, que estou escrevendo com Nei Duclós. E também um álbum de fotografias produzido por Pedro Longhi, Pátria Gaúcha. Faço o texto para o trabalho de 16 fotógrafos. É um álbum belíssimo. Meu filme Os Senhores da Guerra, baseado no romance de José Antônio Severo, terá a primeira parte finalizada em junho. A segunda será filmada ainda este ano. E ele acaba de me passar um magnífico roteiro chamado Santa Maria, sobre um dos episódios do romance não contemplados nas partes 1 e 2.

Ponto de mudança na história
Para o historiador Eric Hobsbawm, foi o ponto de divisão entre a Era da Catástrofe, marcada pela I Guerra Mundial e a ascensão do nazismo e do fascismo, e a Era de Ouro, na qual o mundo foi abençoado com três décadas de crescimento econômico ininterrupto. Para o escritor belgo-russo Victor Serge, foi a “meia noite no século”, o momento em que a barbárie se apoderou da Europa e ameaçou engolfar o mundo. Para o britânico J. G. Ballard, foi o “difícil casamento entre a razão e o pesadelo”. Ao se encerrar, a II Guerra Mundial legou à humanidade 50 a 70 milhões de mortos (entre os quais 13% da população da hoje extinta União Soviética), dezenas de países arrasados, o horror do Holocausto e do aniquilamento nuclear.

Foram apenas seis anos, mas aqueles que os viveram sempre se recordarão deles como uma prova definitiva de força e sobrevivência. Passados mais de 60 anos, a participação do Brasil na guerra ainda é tema de investigação e controvérsia. Quando a Alemanha invadiu a Polônia, em setembro de 1939, o regime de Getúlio Vargas se dividia entre simpatizantes do Eixo (os generais Pedro Aurélio de Góes Monteiro e Eurico Dutra) e dos aliados (Osvaldo Aranha), com a balança pendendo para os primeiros. Os comunistas, na ilegalidade, se abstinham de atacar Hitler em razão de um pacto de não-agressão germânico-soviético.

Em dois anos, esse sistema de forças tinha se invertido em favor dos aliados, e em junho de 1942, sob pressão americana, o Brasil declarou guerra à Alemanha. A decisão, que havia sido reivindicada mesmo pelos opositores de Vargas, acabou mudando também a história brasileira. Sem a II Guerra Mundial, não haveria parque siderúrgico nacional (o financiamento da criação da usina de Volta Redonda foi uma das condições da adesão de Vargas aos aliados) nem a Constituição de 1946, que marcou o fim da ordem autoritária inaugurada em 1930.

O Brasil, que havia participado da I Guerra Mundial apenas com observadores e enfermeiros, enviou uma força expedicionária de 25 mil homens à Itália. Gente tão diversa como o futuro marechal Cordeiro de Farias e a escritora Clarice Lispector, o economista Celso Furtado e o empresário Camilo, o pintor Carlos Scliar e o jogador de futebol Perácio. Teve 451 baixas fatais e, driblando as carências de equipamento e treinamento, se tornou a força combatente no Exterior mais reverenciada da história brasileira. A legenda da FEB é mantida viva por veteranos como o porto-alegrense Armando Veiga Marques, 90 anos, que recebeu a Cruz de Combate (condecoração por bravura em ação). – Perdi companheiros, mas participei de um acontecimento da história. Os brasileiros saíram da Itália respeitados – afirma o expedicionário. Você Sabe de Onde Eu Venho tomará emprestados da história os episódios que marcaram a participação da FEB na guerra. Não perca essa epopeia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário